sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dicas de fotografia: Tudo sobre fotografia, edição e equipamentos

É legal fotografar FORA da hora mágica

Já que existe toda a necessidade de se fotografar na hora mágica. Mas, por incrível que pareça, adoro quebrar essa regra.
Sim: os fotógrafos de natureza idolatram a hora mágica. E com certeza a luz mais gostosa e natural realmente existe só neste pequeno momento… mas isso não quer dizer que todos nós devemos, o tempo todo, fotografar somente na hora mágica!
Primeiramente porque isso é inviável – existe cerca de 1 hora de verdadeira hora mágica por dia. O que você vai fazer com as outras 23 horas? Domir? Nãããão… principalmente se você trabalha com fotografia existem momentos em que será necessário fotografar em pleno meio dia. E existem momentos que precisam ser fotografados, independente da hora. Não é viável ficar esperando a hora mágica pra tudo, sempre.
“Segundamente” porque não é nada criativo!
Detalhe: aqui não falo a respeito de paisagens. Quando a gente fotografa paisagens a hora mágica é realmente uma regra quase impossível de se quebrar. Além do que não dá para levar uma paisagem inteira para a sombra ;)
Um exemplo prático: eu fotografo principalmente gravidinhas em locação externa. E agora estamos em pleno verão Paulista. Às 5h a luz está linda e mágica… mas já está bem calor! Eu não posso fazer a fotografisse de deixar minha cliente passando calor só porque a luz é bonita! ;)

Usando a luz do dia ao seu favor

Para mim o interessante das horas não-mágicas é que dá para você ter bastante “controle”. Por exemplo: se você quer uma luz suave, você pode simplesmente ir para uma sombra ou criar uma sombra com um difusor ou rebatedor (dá pra fazer isso de objetos à pessoas). Se você quer uma luz mais dura é só ir pra debaixo do sol e se posicionar de forma a conseguir o efeito desejado. O próprio sol bem baixinho (antes de se pôr) pode nos dar uma luz super divertida!

Usando contra-luz nos retratos

Em momentos em que o sol está forte mas um pouco baixo (como agora no inverno e dependendo de onde você mora) sempre deixo meu/minha modelo de costas para o sol. Ele que de antemão oferecia uma luz dura e feia para ser minha luz principal vira uma bela luz de contorno! O/a modelo fica na sombra e caso essa luz seja muito forte posso usar um rebatedor para retornar um pouco de luz suave ao rosto.

As 5 virtudes da edição:

1. Corrigir o balanço de cor

As cores da sua foto podem estar diferentes da realidade por vários motivos: sua câmera está um pouquinho descalibrada, luzes muito variadas e malucas no local, balanço de branco difícil de fazer na hora… se você está fotografando em RAW corrigir o balanço de cor é mamão com açúcar. Com um simples conta gotas e uma área cinza você faz o balanço de cor da sua foto.

2. Criar efeitos que têm algum significado

Os efeitos da moda são passageiros. Já efeitos que têm algum significado ficam pra sempre. Por exemplo: agora que estamos no outono adiciono um efeito (um simples preset que criei no Lightroom) que deixa as cores verdes mais amareladas. Assim, mesmo aqui no Brasil as cores não mudando drasticamente, dá para notar que a foto foi feita no outono. Esse é um exemplo de efeito que mesmo não sendo muito discreto tem um objetivo.

3. Usar vinhetas com parcimônia

Embora eu adore falar mal das pobres vinhetas, elas não são tão ruins assim. O problema é sempre o uso exagerado (e isso vale pra tudo!) Usando a vinheta de forma delicada, para chamar mais atenção para o centro da foto, ela pode sim ser sua aliada.

4. Corrigir defeitos de pele que não são permanentes

Quando fazemos um retrato queremos buscar o melhor daquela pessoa, não uma pessoa diferente! Porém existem defeitinhos que não fazem parte dela. Espinhas, machucadinhos e outros problemas temporários podem ser retirados e sua foto ainda vai ficar verdadeira.

5. Adicionar nitidez em fotos digitais

Todo mundo já sabe que as fotos digitais carecem de duas coisas, em comparação às fotos de filme: nitidez e profundidade. Isso é fácil e normalmente necessário de arrumar na edição. No Lightroom, por exemplo, temos um ótimo painel de nitidez (Sharpness) e também de profundidade (Clarity.) Use e abuse dessas ferramentas para deixar sua foto ainda mais bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário